EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 002/2025
a) A Revista Eletrônica da Faculdade de Alta Floresta (REFAF), aceita para publicação trabalhos de autores brasileiros e estrangeiros em forma de artigo científico relativos ao campo das ciências humanas, sociais, aplicadas e exatas.
b) Os artigos submetidos devem ser inéditos e não podem terem sido veiculados em revista, jornal ou qualquer outro tipo de publicação, exceto se derivados de tese de doutorado, dissertação de mestrado e/ou apresentados em Congressos, Seminários, Conferências ou outros Eventos nacionais e internacionais.
c) Não devem ser submetidos, simultaneamente, a mais do que uma publicação no mesmo envio.
d) Devem ser originais e não podem conter indícios de plágio e do uso de Inteligência Artificial (qualquer trabalho ou ideias provenientes de outros autores ou fontes, citação literal, paráfrase ou resumo deverão vir obrigatoriamente acompanhados da referência à publicação original).
e) O autoplágio não será permitido, ou seja, a inserção no artigo de partes substanciais de outros trabalhos do autor publicados anteriormente em qualquer meio de divulgação (repositórios, sítios eletrônicos, revistas etc.).
f) Ao enviar os trabalhos para publicação, seus autores cedem automaticamente os direitos autorais à Revista REFAF. Os conceitos, opiniões e informações contidas nos textos são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores.
g) Os artigos devem ser elaborados individualmente ou em conjunto de, no máximo, 5 (cinco) autores, sendo que cada autor poderá submeter até 5 (cinco) artigos como autor principal, desde que inédita a publicação.
h) Os membros do Conselho Editorial que apresentarem artigos para publicação na Revista REFAF, igualmente, submeter-se-ão às mesmas regras estabelecidas neste Edital.
i) O recebimento de artigos não implica obrigatoriedade de publicação. A Revista Eletrônica REFAF reserva-se ao direito de aceitar ou vetar qualquer trabalho recebido.
j) Ao submeter um artigo à revista o(s) autor(es) se compromete formalmente em não o submeter concomitantemente a outro periódico, sob pena de exclusão do sistema e vedação de nova submissão na revista por tempo indeterminado.
k) Os trabalhos deverão seguir as normas vigentes: NBR 6022/2018 (Artigo em publicação periódica científica impressa), NBR 6023/2018 (Referências - Elaboração), NBR 6024/2012 (Numeração progressiva das sessões de um documento), NBR 6028/2021 (Resumo), NBR 10520/2023 (Citações em documentos), e, NBR 14724/2011 (Trabalhos acadêmicos).
2 DIRETRIZES PARA AUTORES
Os originais devem ser encaminhados em arquivo de formato Word (Windows), com os seguintes parâmetros:
I. Os textos deverão ter no mínimo 10 laudas e no máximo 20 laudas, observada a ortografia oficial e obedecer às normas para publicação descritas abaixo:
a) Tamanho A4; fonte Times New Roman; tamanho 12;
b) Espaçamento entrelinhas 1,5 (a partir da introdução) e espaçamento entrelinhas simples para título, autores, resumo e abstract. Entre títulos (sessões) e texto espaçamento entrelinhas 1,5. Remover os espaços antes e depois de parágrafo. Todas as palavras estrangeiras devem estar em itálico;
c) Parágrafos justificados com recuo de 1,25 cm na primeira linha;
d) Nas margens esquerda e superior 3 cm, e, nas margens direita e inferior 2 cm.
e) Exceto Tabelas e Quadros, todas as ilustrações devem ser designadas como Figuras. O título da figura deve aparecer na parte inferior, precedido da palavra Figura em negrito, seguido do número de ordem e depois com o nome da ilustração, grafado com a primeira letra em maiúsculo, fonte Times New Roman, tamanho 12 sem negrito. A fonte da ilustração também aparece na parte inferior abaixo e alinhado à identificação, precedido da palavra “fonte:”, tamanho 10 sem negrito.
f) As Tabelas devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. Não utilizar traços internos horizontais ou verticais, estas devem seguir os procedimentos do IBGE. O título da e aparecer na parte superior precedido da palavra Tabela, que deve ser grafado em negrito e de seu número de ordem e em seguida o nome da Tabela, em tamanho de letra 12. O conteúdo e a fonte da tabela devem ser grafados com fonte Times New Roman, tamanho 10. Quando a tabela ou figura for extraída de outro trabalho, a fonte original deve ser mencionada. A fonte da tabela aparece na parte inferior da mesma, com fonte tamanho 10 sem negrito.
g) Título do artigo: deve ser breve, suficientemente específico e descritivo, centralizado, em negrito, tamanho da fonte 12, espaçamento entrelinhas simples; se houver subtítulo deve aparecer em minúsculo, negrito, separado do título por dois pontos.
h) Notas explicativas: se necessárias, devem ser indicadas por números arábicos imediatamente após a frase a que referem, numa ordem consecutiva. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente, com tamanho de letra 10 e espaçamento entrelinhas simples.
i) Resumo: deve conter de 100 a 250 palavras em parágrafo único, incluindo objetivos, métodos, resultados, conclusões. Deve incluir palavras-chave (mínimo 3 e no máximo 5 e elas devem ser diferentes do título do trabalho), a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e o restante em minúsculo, separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto, com 1 enter de espaçamento do resumo. Utilizar fonte Times New Roman em tamanho 12, justificado, com espaçamento entrelinhas simples. A tradução do resumo e palavras-chave para o inglês ou espanhol deverá vir logo abaixo, seguindo as mesmas regras de formatação.
j) O conteúdo do texto do artigo deve ser dividido em Seções Primárias, Secundárias e Terciárias, numeradas com algarismos arábicos (1, 1.1, 1.2, 1.1.1, 1.1.2, etc.) com espaçamento entrelinhas 1,5 (sessão) e o texto, sendo:
- Seções Primárias: em letras maiúsculas, negrito, tamanho 12, alinhado à esquerda, com espaço entrelinhas 1,5;
- Seções Secundárias: em letras maiúsculas e em tamanho 12, alinhado à esquerda, com espaço entrelinhas 1,5;
- Seções Terciárias: em letras minúsculas e a letra inicial em maiúscula, em negrito e em tamanho 12, alinhado à esquerda.
k) As citações deverão ser no formato Autor-Data (para citações indiretas) e AutorData-Página (para citações diretas curtas e longas). Evitar o uso de apud (citação da citação): buscar a referência na origem. Especificamente: as citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520, conforme exemplos abaixo:
- um autor: Ferreira (2009, p. 25)
- dois autores: Marconi e Lakatos (2007, p. 41)
- três autores: Schmidt, Santos e Gomes (2004, p. 190)
- mais de três autores: Iudícibus et al. (2004, p. 156)
- Citação autores no final da frase: (Schmidt; Santos; Gomes, 2004, p. 190)
l) As citações devem seguir as normas da ABNT NBR10520, a saber:
- Citação direta: transcrição literal do texto de outro(s) autor(es).
- Citação direta curta: citações com até três linhas deverão ser escritas normalmente dentro do texto, entre aspas, e com a indicação da fonte junto ao texto. Exemplo: Gonçalves (1995, p. 63) diz que: “O papel de Pessoa na história da poesia exercício de extrema lucidez sobre as falácias do sujeito.”
- Citação direta longa: citações com mais de três linhas deverão ser digitadas em fonte 10, recuo de 4,0 cm da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, e com indicação da fonte junto ao texto. Exemplo:
Deduz-se, pois, que as disposições cuja aplicação contrariem os princípios consignados na Constituição tornaram-se, então, inconstitucionais. Ademais disso, sabe-se que os princípios constitucionais do Direito de Família têm eficácia jurídica direta e são, portanto, normas vinculativas e, que, igualmente, os preceitos relativos ao Direito de Família devem ser interpretados e integrados em conformidade com estes princípios - princípios de interpretação conforme a Constituição.
iv. Citação indireta: é o resumo ou a síntese das ideias de um texto/autor. Aparece em forma normal textual, porém a fonte de onde foi retirada a informação deverá ser indicada. Exemplo: Rocha (1997) analisa a proposta de Rui Barbosa, lembrando que há no Brasil uma tradição em debater questões do ensino superior.
3 ESTRUTURA DO ARTIGO
- A primeira lauda deve conter: a) o título em português sem abreviaturas e siglas, expressando, de forma clara, a ideia do trabalho; b) o(s) nome(s) do(s) autor(es), iniciando pelo último sobrenome em maiúsculo, seguido do restante do nome em minúsculo com a primeira letra maiúscula. A qualificação de cada um deve estar no rodapé da página indicado por número arábico, contendo a função que exerce, a instituição a qual pertence, títulos e formação profissional, e e-mail; c) um resumo em português redigido de acordo com a NBR 6028; d) um abstract em inglês ou um resumen em espanhol, contendo entre 100 e 250 palavras; - as palavras-chave que melhor representem o assunto do artigo em português, e tradução para inglês ou espanhol, a primeira iniciada com letra maiúscula, separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto, com 1 enter de espaçamento simples do resumo.
- Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição do autor(es), mas a estrutura dos artigos deve, obrigatoriamente, conter:
a) Introdução: refere-se à parte inicial do texto e devem constar informações necessárias para situar o tema do trabalho, tais como: Contextualização ou antecedentes do tema; delimitação do tema; problemática; justificativa da escolha do tema; objetivos.
b) Metodologia: a fonte de dados e os critérios de seleção devem ser descritos de forma objetiva e completa, assim como, informar os métodos, as técnicas, os tipos de pesquisas e os procedimentos empregados para coleta e análise de dados;
c) Desenvolvimento: refere-se à parte principal do texto que tem por objetivo referenciar autores e estudos assemelhados, demonstrando o apoio teórico ao desenvolvimento do tema objeto do artigo; apresentar as hipóteses ou suposições (se for o caso). Essa parte do trabalho geralmente é dividida em seções que enfocam o referencial teórico pesquisado.
d) Considerações finais: pode-se fazer sinteticamente uma recapitulação dos objetivos e resultados da pesquisa, destacando as suas principais contribuições, bem como sugestões de suas aplicações e/ou novos estudos.
e) Referências: deverão estar no final do artigo, espaçamento entrelinhas simples, separadas por uma linha em branco (1 enter) e alinhadas à margem esquerda. Devem seguir a ordem alfabética. Caso sejam extraídas de fontes online, incluir “Disponível em:” (citar o link do o site pesquisado e colocar entre os sinais de maior e menor) e “Acesso em:” (citar a data que a pesquisa foi realizada). Devem ser excluídos todos os hiperlinks e sublinhados. A exatidão e adequação das Referências são de responsabilidade do(s) autor(es); especificamente, as referências bibliográficas deverão ser redigidas de acordo com a NBR6023 revisada, em ordem alfabética, como nos exemplos a seguir:
Livros
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo dos. Manual de contabilidade aplicável a todas as sociedades. São Paulo: Atlas, 2010.
FERREIRA, Ricardo J. Contabilidade básica: teoria e questões comentadas. 7. ed. Rio de Janeiro: Ferreira, 2009.
Capítulos de livros
PEREIRA, Carlos Alberto. Avaliação de resultados e desempenhos. In: CATELLI, Armando (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica - GECON. São Paulo: Atlas, 2001. pp. 196-267.
Artigos de periódicos
SOBUE, Melise Alessandra; PIMENTA JR., Tabajara. A Relação entre a Geração de Valor Econômico e o Valor de Mercado das Empresas Sucroalcooleiras Brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade, UFSC, Florianópolis, n.17, p. 103-120, jan./jun. 2012.
Artigos de anais
CARVALHO, Fernando Nitz; ENSSLIN, Sandra Rolim; IGARASHI, Deisy Cristina
Corrêa Evidenciação voluntária do Capital Intelectual no contexto brasileiro: cotejamento com os contextos internacional e australiano. In: ENCONTRO da ANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais... ENANPAD, 2006. CD-ROM.
Artigos online
AL-HARES, Osama M.; ABUGHAZALEH, Naser M.; HADDAD, Ayman E. Value
relevance of earnings, book value and dividends in an emerging capital market: Kuwait evidence. Global Finance Journal, 2012. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.1016/j.gfj.2012.10.006>. Acesso em: 19 nov. 2012.
Dissertações e teses
TAVARES FILHO, Francisco. Rentabilidade e valor das companhias no Brasil: uma análise comparativa das empresas que aderiram aos níveis de governança corporativa da Bovespa. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Curso de PósGraduação em Controladoria e Contabilidade, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
4 AVALIAÇÃO
- O artigo submetido será avaliado previamente pelo Editor Chefe da REFAF, que verificará a compatibilidade do conteúdo com a proposta da publicação, bem como, a adequação quanto às normas técnicas para a formatação do trabalho. Os artigos que não estiverem de acordo com o regulamento e passíveis de correção serão devolvidos via e-mail cadastrado no sistema da Refaf com as ressalvas, tendo o autor o prazo de 7 dias contados a partir do envio do e-mail para a repostagem do artigo corrigido. Após exceder esse prazo, o artigo poderá ser reapresentado nas próximas edições.
- Ultrapassada essa primeira triagem (formal), caso aprovado, os artigos serão apreciados por dois Pareceristas, com sistema de avaliação Double Blind Peer Review, preservando a identidade de autores e avaliadores e garantindo a impessoalidade e o rigor científico necessários para a avaliação de um artigo.
- O prazo para emissão de parecer será de até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, após a distribuição do trabalho para exame.
- Os Pareceristas opinarão pela aceitação, com ou sem ressalvas, ou rejeição do artigo e observarão os seguintes critérios: adequação à linha editorial; originalidade do trabalho; a coerência e adequação com o tema proposto; a profundidade do conteúdo; contribuição do trabalho para o conhecimento científico; qualidade da abordagem; qualidade da pesquisa; impacto potencial do trabalho na área de estudo; consistência dos resultados; conclusões apresentadas no artigo; adequação das citações, referências e fontes no trabalho.
- Em caso de discordância entre os dois Pareceristas, o artigo será enviado a um terceiro membro do Conselho Editorial para decisão quanto à publicação do artigo. Nesse contexto, o resultado da avaliação e os pareceres (sem identificação) serão encaminhados ao(s) autor(es) do trabalho para simples ciência ou para que, desejando, incorpore as modificações sugeridas no Parecer, às quais ficará, ou não, vinculada a autorização de publicação.
- O Editor não se obriga a publicar nenhum texto que lhe seja enviado, bem como não se obriga a devolver os originais. Somente serão devolvidos os textos ao(s) autor(es) em caso de mudanças ou correções sugeridas pelos Pareceristas.
5 ENVIO
Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, para a plataforma SEER < http://refaf.com.br/index.php/refaf/login>.
6 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Uma vez aprovado o artigo, a Revista REFAF fica autorizada a proceder à publicação. Para tanto, os autores cedem, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais decorrentes da publicação.
As disposições deste Edital poderão ser revogadas ou modificadas, a qualquer tempo. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos junto à UNIFLOR pelo telefone (066) 3512-3300 ou WhatsApp da editora: 66-99204-0414.
Serão aceitos trabalhos enviados no período 10 de setembro até 30 de novembro de 2025.
Prof. Thaline Tabisz - Editora da Revista Refaf
Alta Floresta, 12 de agosto de 2025.