Edições anteriores

  • v. 14 n. 1 (2025)

    Com grande alegria, apresentamos a edição do volume 14 da Revista REFAF, referente ao semestre 2025/1. Esta publicação reúne 13 artigos científicos criteriosamente selecionados, contemplando uma variedade de temas com o propósito de ampliar o conhecimento dos leitores e estimular debates relevantes no âmbito acadêmico e na sociedade em geral.Manifestamos nosso sincero agradecimento aos autores e colaboradores que confiaram à nossa equipe a responsabilidade de divulgar suas pesquisas. A valiosa contribuição dos acadêmicos e integrantes da comunidade científica é fundamental para o fortalecimento e a continuidade deste periódico.Encerramos esta apresentação com gratidão, reconhecendo o empenho e a parceria de todos os autores, colaboradores e leitores que tornam possível o sucesso da Revista REFAF. Que esta edição inspire novas reflexões, contribua para o avanço do conhecimento e promova um diálogo enriquecedor entre a academia e a sociedade.Prof. Esp. Thaline TabiszEditora
  • v. 13 n. 2 (2024)

    É com imensa satisfação que apresentamos a 2º edição do volume 13 da Revista REFAF, correspondente ao semestre 2024/2. Esta publicação reúne 8 artigos científicos selecionados, abrangendo uma variedade de temas com o intuito de ampliar o conhecimento dos leitores e estimular debates tanto no meio acadêmico quanto na sociedade em geral.Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento aos autores e colaboradores que confiaram à nossa equipe a tarefa de divulgar seus trabalhos. A contribuição valiosa dos acadêmicos e integrantes da comunidade científica é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento deste periódico.Com gratidão, concluímos esta apresentação reconhecendo o empenho e apoio de todos os autores, parceiros e leitores que tornam viável a continuidade e o sucesso da Revista REFAF. Que esta edição sirva de inspiração para novas reflexões e progressos em todas as áreas abordadas, promovendo um diálogo produtivo entre a academia e a sociedade.Prof. Esp. Thaline TabiszEditora
  • v. 13 n. 1 (2024)

    Apresentação da Edição do Volume 13 da Revista REFAF – 2024/1
    É com grande satisfação que apresentamos a edição do volume 13 da Revista REFAF, referente ao semestre 2024/1. Esta edição reúne 16 artigos científicos cuidadosamente selecionados, abordando uma diversidade de temas com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos leitores e fomentar discussões tanto no meio acadêmico quanto na sociedade em geral.
    Queremos expressar nosso profundo agradecimento aos autores e colaboradores que confiaram à nossa equipe a missão de compartilhar seus trabalhos. A contribuição generosa dos acadêmicos e membros da comunidade científica é essencial para o crescimento e consolidação deste periódico.
    Com gratidão, encerramos esta apresentação reconhecendo o esforço e apoio de todos os autores, parceiros e leitores que tornam possível a continuidade e o sucesso da Revista REFAF. Que esta edição inspire novas reflexões e avanços em todas as áreas contempladas, promovendo um diálogo frutífero entre a academia e a sociedade.
    Prof. Esp. Thaline Tabisz
    Editora
  • v. 12 n. 1 (2023)

    É com grande contentamento que apresentamos a mais recente edição do volume 12 da Revista REFAF, referente ao ano de 2023/1. Esta edição especial da nossa revista conta muitos artigos científicos. Nosso objetivo é contribuir significativamente para o enriquecimento do conhecimento de nossos leitores, tanto no meio acadêmico quanto na sociedade em geral.
    Expressamos nosso carinho e agradecimento aos acadêmicos e demais membros da comunidade científica que generosamente enviaram seus artigos, confiando em nós a responsabilidade de compartilhá-los com os leitores.
    Encerramos esta apresentação com imensa satisfação, estendendo nossos agradecimentos a todos os autores, parceiros e leitores que contribuíram para a existência e sucesso contínuo deste periódico.
    Nilce Delha Oliveira da Silva
    Editora
  • v. 11 n. 1 (2022)

    Com imenso prazer, que publicamos a edição do volume 11 da Revista REFAF, do presente ano de 2022/2, nossa revista está repleta de artigos científicos em uma edição especial com 14 artigos, voltados para saúde com os mais variados assuntos para contribuir e agregar conhecimento aos nossos leitores, tanto para os nossos acadêmicos como  a sociedade. Com carinho que deixo meus agradecimentos aos acadêmicos e demais membros da comunidade científica, que enviaram seus artigos e confiaram em nós a incumbência de externa -los aos leitores.

    Com muita satisfação finalizamos essa apresentação agradecendo a todos os nossos autores, parceiros e leitores que corroboraram para a existência desse periódico.

     

    Fernanda Silva

    Editora.

  • v. 7 n. 2 (2018)

    A Revista das Faculdades de Alta Floresta (FAF/FADAF) começou a ser publicada em 2012, com o objetivo de incentivar ainda mais a Iniciação Científica nos cursos de graduação; desde então, esta revista vem se constituindo em um dos meios de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos destas Faculdades, estimulando uma das experiências necessárias à formação de futuros pesquisadores e de profissionais habilitados para atuarem em suas respectivas áreas.
    A revista em voga se trata de um espaçovirtual a serviço da socialização das produções de docentes, acadêmicos, egressos e comunidade em geral. Abarca os propósitos de estimular a pesquisa, o registro e a divulgação de conhecimentos, oferecendo visibilidade a esses processos de forma científica, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação.
    Em seu número 7 do volume 2, esta revista traz seis artigos; acreditamos que essa edição vem contribuir, de forma estimulante, para reflexões e novas problemáticas na área educacional, dando continuidade à sua trajetória de uma revista comprometida com a educação.
    Boa leitura!Eduardo José Freire
    Editor
  • v. 7 n. 1 (2018)

    A Revista REFAF apresenta à comunidade acadêmica no presente número, seis produções selecionadas numa perspectiva dialógica e calcada na ação comunicativa, que se julga de conteúdo pertinente a esferas da Ciências Contábeis, Administração e Educação. Com esta atitude se pretende configurar como locus de debate às diversas interfaces do mundo dos Negócios e da Educação. Neste número, correspondente ao primeiro semestre do ano de 2018, optou-se por selecionar, tanto quanto possível dentre artigos de destacada qualidade, um pouco de cada área temática que instrui a política editorial da revista, orientada pelos Eixos Norteadores que compreendem as Ciências Sociais e Humanas. Finalmente, grife-se a necessidade e alegria de se reconhecer a generosa contribuição dos Acadêmicos e de professores de outras áreas, pertencentes à família acadêmica das Faculdades de Alta Floresta (FAF/FADAF), sem os quais seria impossível pensar na realização e feitura da edição que ora se apresenta.

    Eduardo José Freire – Editor chefe

  • v. 6 n. 1 (2017)

    A Revista da Faculdade de Alta Floresta (REFAF) é um periódico semestral que adota a linha interdisciplinar para publicação de artigos acadêmicos e científicos inéditos. Tem como escopo propiciar espaço para ampliar as possibilidades de produção e socialização de trabalhos elaborados pelos sujeitos do processo educativo dos cursos da FAF/FADAF e demais profissionais da comunidade em geral.

    A revista REFAF é um espaço virtual a serviço da socialização das produções de docentes, discentes, egressos e comunidade em geral. Abarca os propósitos de estimular a pesquisa, o registro e a divulgação de conhecimentos, oferecendo visibilidade às produções científicas.

    Lançar o volume 6 da REFAF é uma enorme satisfação que vem acompanhada da responsabilidade de a cada publicação sensibilizar diversos sujeitos a contribuir com novas obras e com o aprimoramento da qualidade das produções. Sua edição atual (v.6, n. 1) integra artigos da área de educação, da área contábil e segurança do trabalho.

    Em sua trajetória, a revista vem contribuindo para a construção e o fortalecimento de uma cultura de pesquisa e de debate a respeito de temas relevantes e atuais, estudados no âmbito da faculdade e/ou que são oriundos do contexto de trabalho referente às áreas de formação da instituição em voga.

    Esta Revista tem ainda o intuito de que cada edição possa ser ao mesmo tempo produto e produtor de impulsos do ideário progressista e criador das muitas mentes e das mãos que a arquitetam.

    Assim, parabéns a todos autores, sobretudo aos acadêmicos. Vocês deram um importante passo na construção de sua Ciência e na construção de suas vidas acadêmicas.

  • v. 5 n. 2 (2016)

    A Refaf apresenta aos seus leitores a edição do ultimo exemplar deste ano de 2017, na qual constam produções de professores da Instituição e formandos. São artigos que se debruçam sobre temas relevantes e atuais no que concerne ao fazer pedagógico dos anos iniciais, com pesquisa efetuada em área urbana e rural, como se pode apreciar nos textos “A Prática de Alfabetização segundo os Professores das Redes Estadual e Municipal de Alta Floresta - MT, Em 2016”, “Avaliação Escolar: as percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola rural de Bom Jesus das Selvas – MA”, “Alfabetização e letramento nas séries iniciais do município de Alta Floresta – MT, 2016” e “Música na educação infantil”. Esta edição apresenta destaque, ainda, para o tema da inclusão, com as produções “Panorama da inclusão de alunos com deficiência no município de Alta Floresta do ano de 2016” e “Avaliação do funcionamento das salas de recursos multifuncionais em escolas municipais no município de Alta Floresta, MT”. A educação ainda é abordada nos artigos “O papel do professor no ensino superior” e “Reflexões sobre o ensinoaprendizagem na contabilidade”, ambos voltados ao ensino universitário. Outros temas sobremodo interessantes estão expressos nos artigos “Controle do estoque: um estudo de caso em empresa de indústria e comércio”, “A importância do marketing para a economia: um estudo realizado em uma empresa de ramo comercial” e “Planejamento tributário: minimização dos impostos de forma lícita”. Esperamos que essa edição seja apreciada por todos os leitores, aos quais agradecemos desde já, bem como aos orientadores, avaliadores, pareceristas e demais pessoas, sem as quais não seria possível essa publicação. Boa leitura
  • v. 5 n. 1 (2016)

    O presente volume da REFAF, do ano de 2016, composta por quatorze (14) artigos, representa o esforço e dedicação de acadêmicos, egressos, professores e demais membros da comunidade científica, da região norte do Mato Grosso, os quais realizaram suas pesquisas e publicam os resultados destas neste periódico eletrônico. Ela é, portanto, a soma de muitos.

    Dentre os temas dos artigos, cumpre salientar que versam acerca de organização do trabalho e transversalidade, aspectos relativos à autoestima entre alunos da rede estadual, pluralidade cultural, educação para a saúde e transversalidade, água e educação, relativos a práticas educacionais.

    Na área empresarial, destacam-se produções atinentes à importância da auditoria interna na gestão de empresas, viabilidade econômica de um lavador de carros, planejamento tributário, controle de estoque, práticas de gestão em micro e pequenas empresas no município, avaliação do cumprimento da lei 12.305/10 e importante estudo sobre a dívida ativa no município de Alta Floresta.

    Há, de fato, importantes contribuições no que tange à destinação de pneus, com esclarecimentos profícuos acerca deste tema, de interesse não somente da comunidade acadêmica, mas também de toda a sociedade, tendo em vista o direito da presente e futura gerações a um ambiente ecologicamente equilibrado.

    Ademais, os artigos da área educacional abordam, de forma lúcida, problemáticas excruciantes para os profissionais da área e apresentam resultados e referencial que não resolvem, mas auxiliam sobremodo o fazer pedagógico.

    Aos profissionais contábeis, gestores, empresários e interessados, a REFAF traz ricos apontamentos e estudos concernentes aos temas acima citados, não sendo, porém, destinados somente a eles, e sim a todos que gostem ou tenham interesse.

    Enfim, fica o convite para a apreciação deste volume, não finalizando sem antes de agradecer profusamente aos autores, orientadores, pareceristas e leitores que brindam o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão (NEPE) das Faculdades de Alta Floresta (FAF/FADAF) com a leitura dos artigos.

    Marilaine de Castro Pereira Marques – Coordenadora do NEPE

    Eduardo José Freire – Vice Coordenador do NEPE

  • v. 4 n. 2 (2015)

    Parabéns a todos os acadêmicos, egressos, professores e demais membros da comunidade científica, da região norte do Mato Grosso, que conseguiram produzir e publicar os resultados das pesquisas realizadas. É preciso que se enalteça essa coragem e esforço de levar a cabo um trabalho grandioso, do qual, quem não participa pode duvidar das dificuldades envolvidas.

    Primeiro, porque escrever um artigo é um desafio que pouquíssimos se aventuram. Requer estudo, leitura incansável e o confronto com a realidade que se apresenta contraditória. Analisar a realidade e se propor a criticá-la é para poucos.

    Segundo, porque é um trabalho difícil e pouco valorizado por essa sociedade pragmática e utilitarista que apenas vê as vantagens e benefícios nas coisas que são feitas para usar. Cada vez menos, há pessoas que se entregam ao conhecimento por amor e vontade de fazer o mundo melhor. Mal sabem estas que seus esforços serão compensados. São elas que têm as melhores chances de contarem pontos em concursos, seleções de mestrados e doutorados e avançarem nas profissões e até em ganhos.

    Mas, o mais importante é que são estas corajosas que estão crescendo intelectualmente, pois apenas aprendemos à medida que também nos tornamos aptos a ensinar, e apenas temos a inteligência melhorada e aumentada quando a cultivamos. Se parássemos de cultivar a nossa inteligência e ela permanecesse como está, seria bom. Já fiz uma graduação, que ótimo. Mas não funciona assim. Paramos e a mente regride. Ela foi feita para ser usada. Esquecemos o que aprendemos, e devemos aprender tudo de novo.

    Terceiro, porque o processo todo é demorado. Apenas para citar o exemplo dessa última edição da Refaf. Começamos em julho e agosto com cerca de 30 artigos. Depois de cada artigo ter passado por pareceristas das devidas áreas, apenas 20 foram considerados aptos para publicação, os outros foram incentivados a continuarem e aguardarem o próximo volume. Desses 20, que passaram por pareceres, apenas 13 conseguiram fazer as correções exigidas para que o trabalho pudesse ser publicado. Depois disso, mais correções ortográficas e normativas.

    Nem todos, aliás, poucos, têm tempo de conciliar trabalho, faculdade, família e ainda produção científica. Mas para quem teve a bravura e a coragem, parabéns. Que vocês possam servir de exemplo para aqueles que estão com artigos prontos ou com vontade de fazer, mas deixam-se enfraquecer pela lógica mordaz da sociedade que valoriza a aparência em vez da essência.

     

    Leozil Ribeiro de Moraes Junior

    Vice Coordenador do PIC

  • v. 4 n. 1 (2015)

    Os Editoriais anteriores, já versaram sobre os objetivos da REFAF, também descreveram a importância da pesquisa no universo das Ciências e da Academia. Já falaram da interdisciplinaridade buscada pela publicação. Além disso abordaram da importância do fortalecimento da cultura de debate e pesquisa. Em outros momentos falou-se, enfim, da necessidade de estimular o aprimoramento de capacidades de observação, tratamento de informação, comparação, análise, síntese, reflexão e ação, o que favorece a autonomia e o protagonismo dos diversos pesquisadores, docentes e discentes.

    Mas, nesse Editorial, curto e direto, apenas agradecemos, não apenas de forma genérica a todos aqueles que de algum modo contribuem com a pesquisa na Faculdade de Alta Floresta (FAF), mas de forma direta os autores desses artigos e aos professores que orientaram ou foram pareceristas dos trabalhos. Um trabalho longo, que se inicia em sala de aula, na maioria das vezes. Depois de inscritos no Programa de Iniciação Científica (PIC), vão para dois pareceristas que apontam melhorias, depois voltam para os acadêmicos e egressos, que os corrigem e devolvem ao PIC que, pela segunda vez, encaminha aos pareceristas e assim continua durante dois, três e até quatro meses. Ao fim a professora Rosemeri Palma, à qual somos também gratos, faz revisão ortográfica e gramatical.

    É preciso ressaltar a importância das turmas de Pedagogia que, a partir da disciplina de Temas Transversais, ministrada pela Professora Flaviane Mônica Christ, conseguiu produzir importantes artigos dentro de uma outra lógica de Ciência, a de ciência participativa e transformadora da realidade. Assim, se esses artigos parecerem estranhos e confusos, caro leitor, é porque seguem uma metodologia muito especial, em que a pesquisa é também uma agente direta na realidade.

    Duas outras turmas se destacaram ainda nesse contexto. O primeiro semestre de Contabilidade e o primeiro de Gestão em Agronegócio. Na disciplina de Metodologia Científica, cada aluno desses cursos produziu um artigo. Nessa revista, há quatro deles, mas já prontos e tramitando nas correções mais quinze artigos dessas duas turmas. E outros tantos que serão apresentados na forma de resumos expandidos, na Mostra de Trabalhos Acadêmicos no próximo semestre.

    Outra professora que precisa mais do que receber votos de agradecimento, mas merece homenagem, é a inesquecível e sempre presente professora Olimpia Terezinha Henicka. Boa parte dos artigos publicados são seus frutos. E não apenas nessa edição, mas em todas as oportunidades de apresentar trabalhos e publicar, sempre se fazia presente a professora Olimpia e suas companheiras.  Ela sempre foi uma incentivadora de suas alunas e colegas professoras da Escola de Educação Infantil Irmã Dulce. Nossos parabéns a essas batalhadoras, que têm agora a missão de continuar o caminho de sua grande mestre.

    Parabéns a todos autores. Sobretudo aos acadêmicos de primeiro semestre. Vocês deram um importante passo na construção de sua Ciência e na construção e suas vidas acadêmicas. Hoje pode não fazer diferença, mas num futuro próximo, esse primeiro artigo e outros que ainda faremos juntos contribuirão para os currículos de pesquisadores de todos.

    Muito obrigado a todos os pareceristas, temos certeza de que os frutos virão em acadêmicos com autonomia de pesquisa e com chances de irem para um mestrado e doutorado. O PIC é apenas um pequeno organismo de luta nesse sentido.

  • v. 3 n. 1 (2014)

    É com grande satisfação que a coordenadoria do Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Alta Floresta - PIC edita o 5º volume da Revista da Faculdade de Alta Floresta – REFAF. Este é o terceiro ano de publicação eletrônica do periódico, destinado a docentes, estudantes e a comunidade em geral. O referido periódico tem por finalidade publicar trabalhos inéditos e interdisciplinares, que podem ser resenhas, artigos inerentes a resultados de pesquisas e relatos de experiências.

    Produzir conhecimento é importante, assim como socializá-lo. A REFAF tem servido a esses propósitos, por configurar um espaço de socialização de trabalhos para o público interno e externo da Faculdade de Alta Floresta (FAF).

    A pesquisa é uma das atividades humanas que tem favorecido o desenvolvimento dos Homo sapiens, que, por meio dela, amplia várias de suas capacidades, tais como, observar, coletar dados, analisar, sintetizar, comparar, experimentar e registrar de forma sistemática e rigorosa.

    A socialização de experiências contribui com o desenvolvimento humano no sentido de que pode servir de referência para outras pessoas que atuem na mesma área e também para motivar a divulgação de novas vivências, com potencial para despertar maior interesse pela cultura da pesquisa e da produção científica.

    Embasada no ideário em foco é que a coordenadoria do PIC e do Conselho Editorial da REFAF vem trabalhando para difundir a cultura da investigação e do registro científico. Cada passo nesse processo representa uma vitória na árdua trajetória de trabalhar em prol da construção de conhecimentos.

    Marilaine de Castro Pereira Marques

    Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da FAF

  • v. 2 n. 2 (2013)

    A Revista da Faculdade de Alta Floresta (REFAF) trata-se de um periódico semestral que adota a linha interdisciplinar para publicação de artigos acadêmicos e científicos inéditos. Tem como escopo propiciar espaço para ampliar as possibilidades de produção e socialização de trabalhos elaborados pelos sujeitos do processo educativo dos cursos da FAF e demais profissionais da comunidade em geral.

    A REFAF é vinculada ao Programa de Iniciação Científica – PIC,da Faculdade de Alta Floresta – FAF e sua edição atual (v. 3, n. 2) integra artigos da área de educação, da administração, da área contábil e um da engenharia mecânica.

    A pesquisa constitui uma das atividades humanas por meio da qual o Homo sapiens se desenvolve ao longo do seu processo histórico, empregando o rigor científico para sistematizar e congregar conhecimentos, que edificam o patrimônio sociocultural. Tendo em vista que a referida atividade emerge de uma sistemática que exige observação, reflexão, análise, síntese, comparação e experimentação, tem integrado os currículos educacionais, para contribuir com a formação dos seres humanos e aquilatar seus resultados.

    Em sua trajetória, a revista tem contribuído para a construção e o fortalecimento de uma cultura de pesquisa e debate, a respeito de temas relevantes e atuais, estudados no âmbito da faculdade e/ou que são oriundos do contexto de trabalho referente às áreas de formação da instituição em voga.

    Tem-se o intuito de que o movimento de protagonizar cada edição possa ser ao mesmo tempo produto e produtor de impulsos do ideário progressista e criador das muitas mentes e mãos que arquitetam a REFAF.

     

    Marilaine de Castro Pereira Marques

    Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da FAF – PIC.

     

    Eduardo José Freire

    Vice-coordenador do Programa de Iniciação Científica da FAF – PIC.

  • v. 2 n. 1 (2013)

    O Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Alta Floresta (PIC) tem por objetivos fortalecer, orientar e monitorar ações de cunho científico e acadêmico na instituição.O programa determina questões de estrutura e funcionamento para as seguintes atividades: grupos de estudos dos cursos de graduação e especialização da FAF; projetos de extensão; mostra de trabalhos realizados pela FAF e publicações da Revista da Faculdade de Alta Floresta (REFAF).

    A REFAF nasceu recentemente, é um periódico semestral, que teve sua primeira edição publicada no segundo semestrede 2012. Sua finalidade é publicar trabalhos inéditos, interdisciplinares, com foco nas áreas de Educação, Administração e Contábeis. Os referidos trabalhos poderão ser resenhas, artigos inerentes a resultados de pesquisas e relatos de experiências.

    A revista em voga trata-se de um espaçovirtual a serviço da socialização das produções de docentes, acadêmicos, egressos e comunidade em geral. Abarca os propósitos de estimular a pesquisa, o registro e a divulgação de conhecimentos, oferecendo visibilidade a esses processos de forma científica, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação.

    Os trabalhos inscritos para possível publicação passam pelo crivode avaliadores Ad hoc,que emitem parecer: aprovado, aprovado com ressalva ou reprovado. As produções aprovadas com ressalva são devolvidas aos autores para que realizem as mudanças necessárias. Posteriormente, a versão modificada será reavaliada pelos pareceristas que emitirão ditame final, de aceito para publicação ou recusado.Osparâmetro utilizados para as análises são critérios estabelecidos pelo conselho consultivo da REFAF.

    A pesquisa é uma das atividades que favorecem o desenvolvimento de homens e mulheres. Por meio dessa atividade pode-se estimular o aprimoramento de capacidades de observação, tratamento de informação, comparação, análise, síntese, reflexão e ação, o que favorece a autonomia e o protagonismo dos diversos pesquisadores,que se envolvem no processo de construção de conhecimentos e práticas humanas.

    É função dos educadores de todos os níveis de ensino se envolver com a pesquisa, que é uma das atividades intrínsecas às atribuições da docência. Na atualidade as tendências progressistas de educação, explicitam que os docentes para promoverem uma educação de qualidade precisam ser também pesquisadores. No ensino superior, essa é uma exigência ainda mais acentuada. Entende-se que nesse nível de formação, educandos e educadores devam constituir verdadeiras comunidades do conhecimento; por consciência ética da identidade profissional e pelo dever que as instituições superiores têm com a comunidade em geral.

    Aprender, conhecer e construir conhecimentos deve ser concebido como uma oportunidade e não como um fardo pesado, como explicitou o maior físico do século XX, Albert Einstein.

    É com as perspectivas ora discutidas, que o conselho editorial da revista vem desenvolvendo suas atividades, com a colaboração efetiva de educandos, educadores, egressos e comunidade em geral. O resultado desse trabalho é a somatória dos esforços e responsabilidades individuais e coletivas de autores, pareceristas, coordenação de departamentos dos cursos da FAF, diretoria geral da faculdade, do conselho editorial da revista e dos técnicos de informática.

    Lançar o volume 3 da REFAF é uma enorme satisfação que vem acompanhada da responsabilidade de a cada publicação sensibilizar diversos sujeitos, a contribuir com novas obras, e com o aprimoramento da qualidade das produções.

    Todo trajeto inicia com o primeiro passo. A REFAF é um espaço de caminhada intelectual. Sintam-se convidados a conhecer as obras de múltiplos autores e expandir essa iniciativa científica com as suas produções.

     

    Marilaine de Castro Pereira Marques

    Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da FAF

  • Edição Especial
    v. 1 n. 2 (2012)

    O número 2 da revista REFAF, Edição Especial “Educação Infantil”, representa a consolidação de uma trajetória de sucesso da Pós-Graduação de Educação Infantil da Faculdade de Alta Floresta – MT. Essa consolidação é uma caminhada marcada por um trabalho coletivo e solidário de professores e alunos  pesquisadores de creches e escolas de Educação Infantil  de Alta Floresta  e da região próxima.

    A edição Especial “Educação Infantil” apresenta  um conjunto de pesquisas e estudos inéditos com a finalidade de contribuir para o grande desafio da melhoria do atendimento educacional da criança na faixa etária de alfabetização.

    A listagem dos artigos foi relacionada à importância dos jogos e das brincadeiras na primeira infância  demonstrando a atenção dada pelos pesquisadores ao espaço educativo ser lúdico.

    Nesse mesmo número 2, artigos sobre a importância da leitura na infância pretendem trazer um pouco mais de luz aos professores alfabetizadores que atuam nas escolas de Educação Infantil da região.

    Com esse conjunto de artigos do número 2 da Edição Especial “Educação Infantil”, acreditamos que essa edição da REFAF vem contribuir, de forma estimulante, para reflexões e novas problemáticas na área educacional, dando continuidade à sua trajetória de uma revista comprometida com a educação.

    Boa leitura

    Aparecida Garcia Pacheco Gabriel

    Editora

    Dezembro de 2012

  • ADMINISTRAÇÃO: DIDÁTICA, EDUCAÇÃO, SATISFAÇÃO, MARKETING, TREINAMENTO E LOGISTICA.
    v. 1 n. 1 (2012)

    A Revista REFAF apresenta à comunidade acadêmica no presente número produções selecionada com a intenção de contribuir para a discussão temática no que pertine a Didática, a Educação, a Satisfação de Cliente, ao Marketing Pessoal e Ambiental, ao Treinamento de Funcionário e a Logística. Outrossim, numa perspectiva dialógica, calcada na ação comunicativa, abre espaço para publicação que se julga de conteúdo pertinente a esferas da Administração. Com esta atitude se pretende configurar como locus de debate às diversas interfaces do mundo dos Negócios. Desta feita, traz, além dos temas que compõem seu Eixo Norteador, artigos versando sobre a Didática do professor de Administração do Ensino Superior, da Educação e para toda Comunidade Acadêmica da FAF, cujas produções podem revelar conexão com a realidade concreta e com os princípios, pressupostos da Administração que permitem um melhor entendimento da sociedade altaflorestensse. Neste número, correspondente ao segundo semestre do ano de 2012, optou-se por selecionar, tanto quanto possível dentre inúmeros artigos de destacada qualidade, um pouco de cada área temática que instrui a política editorial da revista, orientada pelos Eixos Norteadores que compreendem as Ciências Sociais e Humanas. Portanto, mister se destacar, sem prescindir da relevância temática dos demais, os artigos que versam concretamente sobre a Educação e a Didática, de roldão, as produções que se atém à problemática que envolvem problemas sociais recorrentes submetidos ao crivo da análise crítica da Administração. Finalmente, grife-se a necessidade e alegria de se reconhecer a generosa contribuição dos Acadêmicos e de professores de outras áreas, pertencentes à família acadêmica da Faculdade de Alta Floresta, sem os quais seria impossível pensar na realização e feitura da edição que ora se apresenta.