O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL ARTE DE APRENDER EM ALTA FLORESTA/MT
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar uma aula expositiva dialogada sobre o Tema Transversal Ética, partindo do bloco de conteúdo solidariedade. As principais referências bibliográficas foram buscadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que orientam como trabalhar os Temas Transversais nas várias disciplinas do currículo escolar. A aula foi ministrada para os alunos do 1º Ano “C”, da Escola Municipal Arte de Aprender, quando se buscou sensibilizá-los sobre a importância de desenvolver ações solidárias ainda na infância. Os objetivos trabalhados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Arte foram: a identificação de situações em que a solidariedade se faz necessária e a resolução de problemas presentes na comunidade local por meio de variadas formas de ajuda mútua. Utilizou-se como método de abordagem o diálogo com os alunos, percebendo as experiências já vivenciadas por eles sobre o assunto. Foi utilizada uma história que apresentava a importância da solidariedade para a resolução de um problema vivenciado pelos animais do livro. Após perceber as experiências dos alunos, passou-se à prática de produção de um brinquedo com o objetivo de doá-lo para crianças que não haviam ganhado presentes no Dia das Crianças. Todos os alunos confeccionaram o brinquedo e depois escreveram um bilhete para enviar junto com o presente. O resultado foi alcançado, pois todas as crianças conseguiram finalizar o brinquedo e fizeram a doação com satisfação. Percebe-se que a solidariedade pode se desenvolver nas crianças ainda na infância, através de pequenos gestos, que contribuirão para a formação do caráter no futuro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Políticas de Plágio
As suposições do plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.
Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada; e
c) conflitos de autoria.
Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.
Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.