A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA – MT, SEGUNDO DEPOIMENTO DOS COORDENADORES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, NO ANO DE 2012
Resumo
A educação em tempo integral, através do Programa Mais Educação, já se constituiu uma realidade em algumas unidades educacionais públicas brasileiras e caracteriza-se pela ampliação da carga horária dos alunos na escola. O Programa Mais Educação é uma iniciativa do governo federal, como estratégia de promover a educação integral no Brasil. Tem como objetivo desenvolver atividades socioeducativas no contra turno escolar, na perspectiva de ampliar tempos, espaços, número de atores envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da qualidade da educação dos alunos brasileiros. A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas, uma importante estratégia de inclusão e socialização, pois desenvolve as habilidades psicomotoras das crianças e esse processo de educação se dá através da convivência dentro de locais especializados que transmitem valores indiretamente. Sendo assim, este estudo tem por objetivo realizar uma escuta pedagógica, a partir da realidade da escola na qual se identificaram os principais aspectos relevantes para as atividades recreativas, trazendo à tona situações que possam incentivar a aprendizagem. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário às coordenadoras do Programa Mais Educação das Escolas do Município de Alta Floresta. Os questionários foram compostos por 22 (vinte e duas) questões referentes à importância da Educação Integral e recreação no desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial dos alunos das escolas em estudo. Depois de aplicados, os questionários foram analisados e discutidos com base em teorias sobre o assunto abordado. Fazendo análise dos resultados, através do instrumento, evidenciou-se a real importância que é dada à recreação para a formação do aluno e o desenvolvimento da prática. Estabelece-se uma relação entre a teoria e a prática, descrevendo as informações obtidas e o trabalho realizado, mediante a opinião das coordenadoras pesquisadas. O estudo revelou que a Recreação é muito importante em seu desenvolvimento e, consequentemente, é considerada útil e necessária para a formação integral do aluno. Assim, foi possível saber o quanto esta prática recreativa tem evoluído, mostrando sua importância no âmbito da educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Políticas de Plágio
As suposições do plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.
Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada; e
c) conflitos de autoria.
Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.
Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.