IMPACTO DOS ACIDENTES AMBIENTAIS SOBRE O PATRIMÔNIO DAS EMPRESAS
Resumo
Sabe-se hoje que toda interferência humana na natureza causa mudanças, sejam elas positivas ou negativas, diretas ou indiretas, a curto, médio ou longo prazo. Desde a construção até o pleno funcionamento ou encerramento das atividades de uma empresa, diversos impactos ambientais são causados, gerando consequências à natureza, às pessoas e, inclusive, à própria empresa. O aumento dos estudos sobre impactos ambientais no mundo revelou esta preocupação e levou as empresas, cada vez mais, a buscar cuidar de sua imagem para com a sociedade, o que influencia a aceitação dos indivíduos sobre as atividades, serviços ou produtos que provêm daquela organização. A aquisição de selos verdes de qualidade e a realização de uma contabilidade ambiental transparente, proporcionando aos funcionários da organização participar do processo de preservação ambiental que podem, junto a diversos fatores, impactar diretamente no patrimônio empresarial, seja auferindo lucro ou gerando prejuízos.Este artigo busca identificar os principais pontos onde os acidentes ambientais influem no patrimônio de uma empresa, por meio de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, com foco na área contábil e ambiental, por meio de livros, sites e artigos consolidados e publicados onde os autores apontam o tema, além da delimitação de pesquisa através das bibliotecas virtuais de saúde e de contabilidade.Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Políticas de Plágio
As suposições do plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.
Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada; e
c) conflitos de autoria.
Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.
Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.