A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: algumas reflexões
Palavras-chave:
Preconceito, Mercado de trabalho, MulherResumo
Nos dias atuais as mulheres têm ganhado espaço no mercado de trabalho, ocupando cargos que, antes, eram exercidos apenas por homens em grandes empresas. Mas, mesmo conquistando o merecido espaço, ainda predomina o preconceito contra a Mulher que busca o trabalho fora de seu lar. O dia 08 de março foi criado para homenagear mulheres que, no seu dia-a-dia, buscam demonstrar seus conhecimentos e habilidades dentro das organizações, mas, com a desigualdade que ainda persiste, em pleno século XXI, elas ainda se deparam com atitudes machistas. O fato de ser uma Mulher em um cargo onde predomina o sexo masculino, ainda causa espanto em algumas pessoas. Este estudo, considerando essas e outras questões, visa realizar algumas reflexões sobre a Mulher em contexto de mercado de trabalho. Para isso, o método escolhido privilegiou a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, internet e, ainda, realizou entrevistas com algumas mulheres trabalhadoras. Os resultados apontam que, mesmo com o desenvolvimento da sociedade brasileira, a Mulher ainda sofre questões relativas à sua inserção no mercado de trabalho, apesar de grandes avanços significativos colocados pela nova lei da Consolidação das Leis do Trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Políticas de Plágio
As suposições do plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.
Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada; e
c) conflitos de autoria.
Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.
Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.