EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Protocolo ABCDE, atendimento humanizado, desafios na enfermagem.Resumo
Este artigo aborda a importância da atuação de enfermeiros em situações de emergência, como acidentes de trânsito, quedas e agressões, que demandam intervenções rápidas e eficazes para salvar vidas e minimizar sequelas. A pesquisa enfatiza que a assistência de enfermagem vai além do suporte físico, envolvendo também cuidados emocionais e apoio aos pacientes e seus familiares. Trata-se de um estudo de revisão de literatura de caráter exploratório. A busca pela seleção do material bibliográfico ocorreu entre os meses de fevereiro e outubro de 2024, através de buscas por publicações científicas na internet e livros, utilizando palavras-chave. Em seguida, foram analisados os títulos e resumos dos artigos e, por fim, foi realizada a leitura íntegra das referências das fontes utilizadas. Os resultados destacam a aplicação do protocolo ABCDE para manejo inicial das vias aéreas, respiração, circulação e exposição, e a relevância de competências técnico-científicas para atuar nesses contextos. A avaliação primária foca em ameaças imediatas à vida, enquanto a avaliação secundária aborda lesões menos evidentes. O estudo também menciona desafios no atendimento, como falta de recursos e necessidade de capacitação contínua, propondo soluções como sistemas de triagem eficientes e integração entre os serviços de saúde. A humanização é apontada como um aspecto essencial para melhorar a qualidade do atendimento, reduzindo o estresse e a ansiedade dos pacientes e contribuindo para a satisfação de todos os envolvidos. Assim, o artigo conclui que uma assistência ágil, competente e humanizada é fundamental para o sucesso do cuidado em emergências traumáticas, promovendo o bem-estar do paciente e seus familiares, proporcionando suporte emocional e informações claras durante o processo de atendimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Políticas de Plágio
As suposições do plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.
Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada; e
c) conflitos de autoria.
Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.
Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.