QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Autores

  • Kelviny da Silva
  • Thiago Carvalho Saggin
  • Bianca Inez Antonioli

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Saúde Mental, Relações Interpessoais, Organizacional.

Resumo

No século XXI, a novas tecnologias e as teorias organizacionais são produtos do desejo de uma vida melhor e do impacto da globalização na consciência das pessoas em relação ao mercado de trabalho. Humanizar e orientar o trabalho da sociedade são indispensáveis para a natureza produtiva da produção social. Este trabalho estuda a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em escritório de Contabilidade, visando melhorar o ambiente laboral e entender as relações interpessoais. Questões como a real eficiência da equipe são abordadas, destacando que pequenos fatores são cruciais para a produtividade, especialmente em um contexto de práticas sustentáveis. A QVT envolve condições físicas, psicológicas, sociais e organizacionais que afetam a satisfação e o desempenho dos colaboradores. É um conceito multidisciplinar que deve ser construído em conjunto entre a organização e os colaboradores. Fatores como reconhecimento e desenvolvimento são mais motivadores que a remuneração, que é considerada apenas um fator higiênico. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, aplicando questionário com 10 questões a 7 colaboradores. A análise dos dados revelou predominância feminina e uma faixa etária entre 25 a 34 anos, indicando diferentes percepções sobre o ambiente de trabalho. A maioria dos funcionários ganha entre 1 a 2 salários mínimos, o que impacta sua qualidade de vida. Em síntese, esse artigo estudo 10 questões chaves fundamentais para QVT baseadas no modelo de Walton (1973) como Relações Interpessoais, Saúde Mental e Rotina de Trabalho.

Referências

BARDIN, Laurence. L'analyse de contenu. Paris: Presses universitaires de France, 1977.

BARROS, L. A.; SILVA, R. T. Qualidade de vida no trabalho: desafios e perspectivas nas organizações brasileiras. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 80.

CARNEIRO, Laila Leite. Qualidade de Vida no Trabalho. 0. ed. Salvador: UFBA, PRODEP, 2018. 64 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 4–6.

DRUCKER, P. F. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. p. 95.

DE ALMEIDA, y. d. s. t. ; OLIVEIRA, t. r. Meio ambiente do trabalho, saúde mental e dignidade da pessoa humana: a saúde do trabalhador como direito humano. Revista do Direito do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho, v. 9, n. 2, p. 21.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda AP. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Editora Vozes, 2024.

DEJOURS, Christophe. A LOUCURA do TRABALHO: ESTUDO DE PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1992. 170 p

FERNANDES, D. F. B . Relações interpessoais no ambiente de trabalho. RECIFE : CEFOSPE, 2021.

FERREIRA, Mário César . Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores. Brasília: LPA, 2011. 320 p.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos. São Paulo: Schwarcz Ltda, 1930. 01-286 p. v. 18.

HERZBERG, Frederick. Work and the Nature of Man. Cleveland: World Publishing, 1966. P. 113.

LACOMBE, Francisco J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 205.

LEITÃO, S. P.; FORTUNATO, G.; DE FREITAS, A. S. Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica. Rev. Adm. Pública 40, p. 01–25, 2006.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. p. 25–27.

MAYO, Elton. The Human Problems of an Industrial Civilization. New York: Macmillan, 1933. p. 70.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

NASSIF, Vânia Maria Jorge et al. Empreendedorismo e estratégia: desafios e contribuições da pequena empresa brasileira. São Paulo: Atlas, 2009. p. 144.

RATTNER, H. Benefícios e motivação no trabalho. Revista de Administração de Empresas, v. 6, n. 19, p. 13–40, 1966.

VIEIRA, E. R. M. Qualidade de vida no trabalho: uma abordagem psicossocial. Florianópolis: Insular, 1999. p. 33.

WALTON, Richard E. Quality of Working Life: What Is It? Sloan Management Review, v. 15, n. 1, p. 11–21, 1973.

Downloads

Publicado

2025-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, K. da, Saggin, T. C., & Antonioli, B. I. (2025). QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. Revista Eletrônica Da Faculdade De Alta Floresta, 14(1), 105-132. https://reraf.ojsbr.com/index.php/refaf/article/view/470