TENDÊNCIAS DA CONTABILIDADE DIGITAL ATUAL
Palavras-chave:
Contabilidade digital. Tecnologias emergentes. Blockchain. Inteligência artificial. Automação contábilResumo
A contabilidade digital está passando por uma transformação impulsionada por tecnologias emergentes, como blockchain, inteligência artificial, robótica, automação e análise de dados. Essas tecnologias têm o potencial de melhorar a eficiência, a precisão e a tomada de decisões na área contábil. O blockchain oferece transparência e segurança nas transações financeiras, enquanto a inteligência artificial possibilita a automação de tarefas contábeis e a detecção de fraudes. A robótica e a automação permitem a execução eficiente de tarefas repetitivas, liberando os profissionais contábeis para atividades estratégicas. A análise de dados avançada proporciona insights valiosos a partir de grandes volumes de informações contábeis. No entanto, a implementação bem-sucedida dessas tendências requer investimentos em infraestrutura tecnológica, capacitação dos profissionais e conformidade com regulamentações. A contabilidade digital está se tornando fundamental para o sucesso das empresas, e é essencial abraçar essas tendências para se mantiver competitivo no ambiente empresarial em constante mudança.
Referências
ALCARVA, P. Bitcoin e Blockchain-Guia Prático para Perceber, Gerar e Investir em Criptomoedas. [S.l.]: [s.n.], 2021.
AMARAL, F. Introdução à ciência de dados: mineração de dados e big data. [S.l.]: Alta Books Editora, 2016.
AMBROSIO, D. R. Métodos alternativos de reconhecimento de padrões para sistemas de detecção de intrusão. [S.l.]: [s.n.], 2002.
ASSI, M. Gestão de riscos com controles internos. [S.l.]: Saint Paul Editora, 2021.
BENTO, S. R. M. A importância dos dados para as pequenas e médias empresas. [S.l.]: [s.n.], 2018.
CHICARINO, V. R. Uso de blockchain para privacidade e segurança em internet das coisas. Sociedade Brasileira de Computação. [S.l.]: [s.n.], 2017.
D'ADDARIO, M. Inteligência Artificial: Tratados, aplicações, usos e futuro. [S.l.]: [s.n.], 2022.
FERREIRA, T. S. V.; COSTA, F. J. D. Big Data: Reflexões epistemológicas e impactos nos estudos de finanças e mercado de capitais. [S.l.]: [s.n.], 2017.
FRANCISCO, T. M. M. O impacto da utilização das tecnologias de informação e comunicação no exercício da profissão de contabilista certificado: a perceção dos contabilistas certificados do distrito de Leiria. [S.l.]: [s.n.], 2019.
FREDO, A. R. Transformação digital: a percepção dos profissionais de contabilidade. [S.l.]: [s.n.], 2022.
FRIEDRICH, N. C. Bitcoins como forma de pagamento de prestações de contratos empresariais. [S.l.]: [s.n.], 2021.
FURLAN, P. K.; BARBIN, F. J. Agrupamentos epistemológicos de artigos publicados sobre big data analytics. Transinformação, v. 29, p. 91-100. [S.l.]: [s.n.], 2017.
GARCIA, K. D. A. A influencia da tecnologia digital na contabilidade nos dias atuais. [S.l.]: [s.n.], 2021.
JESUS, A. D. D. Órgãos reguladores e inovação tecnológica: a transformação digital das instituições financeiras como desafio ao direito. [S.l.]: [s.n.], 2017.
LICKS, R. A. D. S. Big Data: diretrizes e técnicas para preservação da privacidade. [S.l.]: [s.n.], 2016.
LIMA, J. C. M. D.; FREITAS, P. B. D.; RODRIGUES, T. P. F. POSSÍVEIS APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN NA CONTABILIDADE DIGITAL. [S.l.]: [s.n.], 2022.
MAIA, D. J. H. Uma Solução para crowdfunding com transparência em investimentos baseada em blockchain. [S.l.]: [s.n.], 2022.
MARTIN, N. C. Da contabilidade à controladoria: a evolução necessária. Revista Contabilidade & Finanças, v. 13, p. 7-28. [S.l.]: [s.n.], 2002.
MCMILLAN, J. O fim dos bancos: Moeda, crédito e a revolução digital. [S.l.]: [s.n.], 2018.
ROSENO, E. Sistema Público de Escrituração Digital - SPED Contábil: impactos nas práticas de controle interno e gestão de riscos de empresas participantes do projeto piloto da Receita Federal. [S.l.]: [s.n.], 2012.
SANTOS, M. C. D. MoedasDigitais como Estratégia para a Inteligência de Mercado: um ensaio teórico. [S.l.]: [s.n.], 2021.
SANTOS, M. I. D. C. TECNOLOGIAS, DESEMPENHO FINANCEIRO E TRANSFORMAÇÕES NA PROFISSÃO CONTÁBIL: um estudo nos escritórios de contabilidade da Região Nordeste do Brasil. [S.l.]: [s.n.], 2020.
SILVA, A. F. D. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. [S.l.]: [s.n.], 2009.
SILVA, V. J. D. Criptomoedas: aspectos econômicos e impacto regulatório do Bitcoin em El Salvador. [S.l.]: [s.n.], 2023.
VICENTE, B. C. D. A. Um estudo da tecnologia blockcahin e seu papel na Indústria 4.0. [S.l.]: [s.n.], 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Políticas de Plágio
As suposições do plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.
Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada; e
c) conflitos de autoria.
Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.
Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.