DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE PASSAGEM DE PLANTÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR
Palavras-chave:
Assistência, Comunicação, Enfermagem, PlantãoResumo
A passagem de plantão é um instrumento de extrema importância no processo de trabalho da enfermagem. Esta atividade possibilita o planejamento do cuidado e a continuidade da assistência. Desta forma, o objetivo do estudo é descrever os desafios e as estratégias de passagem de plantão em ambiente hospitalar. A pesquisa deste estudo foi do tipo hipotético-dedutivo de abordagem qualitativa da literatura, utilizando como técnica a revisão bibliográfica e documental. Nos resultados, evidencia-se uma reflexão sobre a necessidade de os profissionais de saúde conscientizarem as equipes de trabalho sobre a importância desta atividade, para que seja capaz de criar formas alternativas e eficazes de transmissão de informações consistentes e de qualidade durante a passagem de plantão através da utilização de estratégias para seu melhor desempenho. Conclui-se que a passagem de plantão é um instrumento padronizado que tem ênfase no plano da segurança do paciente, para que se qualifique a assistência a ser prestada, pois, esse processo depende de uma comunicação adequada que favoreça autonomia e readaptações necessárias para a melhoria da atividade, minimizando os riscos e falhas futuras dos cuidados a serem realizadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Políticas de Plágio
As suposições do plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.
Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada; e
c) conflitos de autoria.
Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.
Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.