GESTÃO DE OBRAS

Autores

  • Thalison Eduardo Silva Chaves
  • Geisiana das Dores Nunes da Silva
  • Michele Tais Benin
  • Mariana Emídio Oliveira Ribeiro
  • Igor Cesar Martins
  • Claudia Cristina Brumati Lima

Palavras-chave:

Programação e Controle de Obras (PCO). Gerenciamento de obras. Gestão de obras. Indicadores de obras. Alta Floresta – MT.

Resumo

Com o crescimento de métodos tecnológicos na construção civil, a mudança do perfil dos usuários, exigem cada vez mais qualidade, segurança e preços competitivos no mercado, torna-se cada vez mais necessário um modelo de gestão e controle das atividades construtivas, otimizando os processos de produção gerando produtos com baixo preço e qualidade satisfatória aos usuários consumidores. O setor industrial por não estarem ligado diretamente com construtores, são alvo fáceis para presença de erros em obras de variais tipos como custos elevados, atrasos de obras, baixa qualidade e segurança, tornando viável a implantação de um projeto de Programação e Controle de Obras (PCO), onde foco é o controle sistemático do desenvolvimento das obras, contendo controle de indicadores, também conhecimento de anomalias que apresentaram certo tipo de deficiência no desenvolvimento contínuo das atividades construtivas. Desta forma é primordial a geração de ações de bloqueios com base em dados de obras já executadas, tendo proposito no controle e diminuição da frequência de desvios em obras. Com base neste contexto o presente trabalho objetivou na realização de levantamentos de dados a campo em obras de certa empresa industrial, classificando e controlando os indicadores de analise através de plataforma desenvolvida exclusivamente para empresa com apoio da ferramenta Microsoft Office Excel, sendo assim executando a implementação de uma metodologia base (PCO).

Downloads

Publicado

2024-02-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Chaves, T. E. S., Silva, G. das D. N. da, Benin, M. T., Ribeiro, M. E. O., Martins, I. C., & Lima, C. C. B. (2024). GESTÃO DE OBRAS. Revista Eletrônica Da Faculdade De Alta Floresta, 13(1). https://reraf.ojsbr.com/index.php/refaf/article/view/410